segunda-feira, 24 de setembro de 2018

PLANO DE AULA


PLANO DE AULA

ALUNAS:
Andressa da Silva Quintã
Edilaine Andrade Duarte Cardoso
Gislaine Carvalho de Ataíde
Luciana Sebastiana Caetana da Silva Correa
Tais Fernanda da Silva Franco

CURSO/ÁREA: Pedagogia/Humanas

NÚMERO DE AULAS: 2 aulas

SÉRIE: 1º Ano - Ensino Fundamental

TEMA: Os 5Rs

OBJETIVO: Ao final da aula, o aluno deverá ter assimilado os conceitos básicos do tema abordado, e entender os benefícios que a mudança nos hábitos comportamentais baseados nos 5Rs pode trazer para a sustentabilidade do meio ambiente. Os alunos deverão sentir-se estimulados a praticar os conceitos aprendidos.

CONTEÚDO:
1.      Introdução ao tema: apresentação do tema da aula e avaliação do nível de conhecimento sobre o assunto.
2.      Desenvolvimento do tema:
§  Reduzir – ações para diminuir a geração de resíduos, seja minimizando na fonte ou reduzindo o desperdício (comprar somente o que é necessário e que causa menor impacto no meio ambiente);
§  Reutilizar – reaproveitar o produto na mesma função ou em diversas outras possibilidades de uso, ajudando a economizar na extração de matéria-prima virgem (papéis podem ser utilizados em blocos de rascunho e garrafas podem se tornar objetos de decoração);
§  Reciclar – é o processamento de um material, com sua transformação física ou química, seja para sua reutilização sob a forma original (ex.: latas de alumínio podem ser fundidas para darem origem a novas latas) ou como matéria-prima para a produção de novos materiais com finalidades diversas (pneus antigos podem se tornar componentes para asfalto). Ações: descarte, separação e coleta seletiva de resíduos sólidos; compostagem.
§  Repensar – reflexão sobre o impacto que nossos hábitos comportamentais, podem causar ao meio ambiente. Repensar na aquisição, uso adequado e reutilização de produtos (ex.: comprar um tênis por necessidade e não somente por estar na moda; doar coisas que não são mais úteis, mas que serão pra outra pessoa).
§  Recusar – recusar produtos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, verificando a existência de selos de compromisso com o meio ambiente, data validade e procurar adquirir produtos com embalagens recicláveis.
3.      Conclusão: finalizar a aula com sugestões de mudanças comportamentais e de hábitos do cotidiano dos alunos, estimulando-os a repassar o que aprenderam para a família e para os amigos.

MÉTODOS/ESTRATÉGIAS:
Aula expositiva/dinâmica – desenvolvimento do assunto abordando os conceitos básicos sobre o tema com auxílio dos métodos escolhidos: perguntas e respostas, exposição dos conceitos com uso de fantoches e apresentação de uma música sobre o tema que será cantada pela sala toda.

MATERIAL/EQUIPAMENTOS: fantoches para um breve teatro sobre o tema, brinquedos feitos com materiais reutilizados para exemplificação do tema e computador com acesso ao Youtube para utilização da música sobre o tema.

DURAÇÃO: 50 minutos

REFERÊNCIAS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário