segunda-feira, 19 de novembro de 2018

FILME "COMO ESTRELAS NA TERRA" de Aamir Khan

"COMO ESTRELAS NA TERRA" é um filme que acreditamos que todo Educador deve assistir. 
Ele nos leva a uma profunda reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem e a importância do olhar HUMANO de um Educador.

Este link traz algumas cenas do filme acompanhado de uma música que nos inspira a reflexão da individualidade de cada aluno que iremos conhecer ao longo de nossa trajetória: https://youtu.be/8TC_iFnzdIE

Tradução da música: Taare Zameen Par, uma das músicas presentes no filme e no link acima.

Essas Pequenas Estrelas Na Terra

Olhe para eles, como gotas frescas de orvalho
Repousando nas folhas das plantas, presentes dos céus
Esticando e virando, escorregando e caindo
Como pérolas delicadas brilhando com sorrisos

Não podemos perder essas pequenas estrelas na terra

Como o brilho do sol, em um dia de inverno
Eles banham um jardim dourado
Eles afugentam as trevas dos nossos corações
E ainda aquecem nosso ser

Não podemos perder essas pequenas estrelas na terra

Como um bom sono
Em que em que os sonhos flutuam
Desperta um doce anjo
Como fontes de cores
Ou borboletas sobre as flores
Como o amor que se basta

Eles são as ondas de esperança
São a aurora dos nossos sonhos
E a eterna alegria

Não podemos perder essas pequenas estrelas na terra

Como a a densa escuridão no âmago da noite
Eles são a chama que dispersa o temor
Como a fragrância de um pomar
Que enche os ares
Como um caleidoscópio e suas miríades de cores
Como flores crescendo em direção ao sol
Como notas de flauta em uma quieta floresta

Eles são um sopro de ar fresco
São o ritmo
E a música da vida

Não podemos perder essas pequenas estrelas na terra

Como a vida
Que pulsa
Como botões
Destinados a florir
Como a brisa fresca
Da estação que se inicia
Eles são as bençãos
Deixadas por nossos ancestrais

Não podemos perder essas pequenas estrelas na terra

Às vezes como velhos sábios
Como um riacho que corre livre
Uma torrente
De perguntas inocentes
Com uma risada rompem o silêncio
E um sorriso ilumina um semblante
Eles são como uma luz celestial
Que brilha sobre os afortunados

Como a lua dança sobre o lago
Como um ombro amigo em meio à multidão
Como simplesmente um rio
Que desliza e serpenteia
Como uma doce soneca ao meio-dia
Como o conforto de um toque
Como uma doce música
Soando em nossos ouvidos
Como uma fresca chuva à tarde

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

PLANO DE AULA


PLANO DE AULA

ALUNAS:
Andressa da Silva Quintã
Edilaine Andrade Duarte Cardoso
Gislaine Carvalho de Ataíde
Luciana Sebastiana Caetana da Silva Correa
Tais Fernanda da Silva Franco

CURSO/ÁREA: Pedagogia/Humanas

NÚMERO DE AULAS: 2 aulas

SÉRIE: 1º Ano - Ensino Fundamental

TEMA: Os 5Rs

OBJETIVO: Ao final da aula, o aluno deverá ter assimilado os conceitos básicos do tema abordado, e entender os benefícios que a mudança nos hábitos comportamentais baseados nos 5Rs pode trazer para a sustentabilidade do meio ambiente. Os alunos deverão sentir-se estimulados a praticar os conceitos aprendidos.

CONTEÚDO:
1.      Introdução ao tema: apresentação do tema da aula e avaliação do nível de conhecimento sobre o assunto.
2.      Desenvolvimento do tema:
§  Reduzir – ações para diminuir a geração de resíduos, seja minimizando na fonte ou reduzindo o desperdício (comprar somente o que é necessário e que causa menor impacto no meio ambiente);
§  Reutilizar – reaproveitar o produto na mesma função ou em diversas outras possibilidades de uso, ajudando a economizar na extração de matéria-prima virgem (papéis podem ser utilizados em blocos de rascunho e garrafas podem se tornar objetos de decoração);
§  Reciclar – é o processamento de um material, com sua transformação física ou química, seja para sua reutilização sob a forma original (ex.: latas de alumínio podem ser fundidas para darem origem a novas latas) ou como matéria-prima para a produção de novos materiais com finalidades diversas (pneus antigos podem se tornar componentes para asfalto). Ações: descarte, separação e coleta seletiva de resíduos sólidos; compostagem.
§  Repensar – reflexão sobre o impacto que nossos hábitos comportamentais, podem causar ao meio ambiente. Repensar na aquisição, uso adequado e reutilização de produtos (ex.: comprar um tênis por necessidade e não somente por estar na moda; doar coisas que não são mais úteis, mas que serão pra outra pessoa).
§  Recusar – recusar produtos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, verificando a existência de selos de compromisso com o meio ambiente, data validade e procurar adquirir produtos com embalagens recicláveis.
3.      Conclusão: finalizar a aula com sugestões de mudanças comportamentais e de hábitos do cotidiano dos alunos, estimulando-os a repassar o que aprenderam para a família e para os amigos.

MÉTODOS/ESTRATÉGIAS:
Aula expositiva/dinâmica – desenvolvimento do assunto abordando os conceitos básicos sobre o tema com auxílio dos métodos escolhidos: perguntas e respostas, exposição dos conceitos com uso de fantoches e apresentação de uma música sobre o tema que será cantada pela sala toda.

MATERIAL/EQUIPAMENTOS: fantoches para um breve teatro sobre o tema, brinquedos feitos com materiais reutilizados para exemplificação do tema e computador com acesso ao Youtube para utilização da música sobre o tema.

DURAÇÃO: 50 minutos

REFERÊNCIAS:

terça-feira, 11 de setembro de 2018

LEITURA PARA DELEITE

O Menestrel de William Shakespeare

Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se. E que companhia nem sempre significa segurança. Começa a aprender que beijos não são contratos e que presentes não são promessas.

Começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança.

Aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.

Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo.
E aprende que, não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam… E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais.

Descobre que se leva anos para construir confiança e apenas segundos para destruí-la…
E que você pode fazer coisas em um instante das quais se arrependerá pelo resto da vida. Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias.
E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida.
E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher.

Aprende que não temos de mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam…
Percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos. Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa… por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas; pode ser a última vez que as vejamos. Aprende que as circunstâncias e os ambientes têm influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos. Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser.

Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto.
Aprende que não importa onde já chegou, mas para onde está indo… mas, se você não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve.

Aprende que, ou você controla seus atos, ou eles o controlarão… e que ser flexível não significa ser fraco, ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem, pelo menos, dois lados. Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências. Aprende que paciência requer muita prática.

Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute quando você cai é uma das poucas que o ajudam a levantar-se. Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas do que com quantos aniversários você celebrou. Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha.

Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens…
Poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.
Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel. Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame não significa que esse alguém não o ama com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.

Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém…
Algumas vezes você tem de aprender a perdoar a si mesmo.
Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado.
Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte. Aprende que o tempo não é algo que possa voltar.

Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, em vez de esperar que alguém lhe traga flores.
E você aprende que realmente pode suportar… que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida! Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar se não fosse o medo de tentar.
_____________________________
OPINIÃO DO GRUPO

O Menestrel de William Shakespeare fala sobre as lições que podemos aprender com o passar do tempo através das nossas experiências. 
Fala também sobre com o que devemos realmente nos importar, valorizando os momentos e as pessoas certas que passam pelo nosso caminho.

POEMA: PARA REFLETIR

Autora: Renata Vilella


"Deficiente"
é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.

"Louco"
é quem não procura ser feliz.

"Cego"
é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria.

"Surdo"
é aquele que não tem tempo de ouvir o desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão.

"Mudo"
é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.

"Paralítico"
é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.

"Diabético"
é quem não consegue ser doce.

"Anão"
é quem não sabe deixar o amor crescer.

___________________________________________________________
OPINIÃO DO GRUPO

Este poema aponta as deficiências que realmente impedem as pessoas de aproveitar melhor a vida, de desfrutar dos momentos felizes, de ajudar uns aos outros e tentar tornar o mundo um lugar melhor.
Muito temos visto à respeito do tema inclusão nas salas de aula. Nós, como futuras Pedagogas, temos a missão de ajudar a educar os nossos alunos para que acolham e respeitem o próximo.